domingo, 6 de junho de 2010

Israel Kamakawiwo'ole- Iz



Israel Ka‘ano‘i Kamakawiwo'ole

Honolulu, 20 de Maio de 1959 - Honolulu, 26 de Junho de 1997

Foi um cantor americano, muito popular no seu estado de nascimento, o Havaí.



Kamakawiwo'ole, que usava também o nome "Braddah IZ", era famoso em sua terra natal não só pela música mas pelas suas raízes; era descendente de uma linhagem pura de nativos havaianos.


Nunca ocultou a sua posição a favor da independência do Havaí e de defesa dos direitos dos nativos.



Um de seus álbuns mais famosos foi Facing the Future, de 1993, trabalho que o lançou para a fama mundial, onde consta o tema "Over the Rainbow/What a Wonderful World", uma versão que mistura dois clássicos da música dos E.U.A.: “Somewhere Over the Rainbow”, do filme The Wizard of Oz (br: O Mágico de Oz / O Feiticeiro de Oz), e “What a Wonderful World”, onde apenas se ouvem a sua voz suave acompanhada pelo seu ukelele, que rapidamente se tornou um êxito mundial e que lhe rendeu vários prémios.

Esta música aparece em diversos episódios de séries norte-americanas como Cold Case e E.R.; também foi trilha dos filmes Meet Joe Black (br: Encontro Marcado, de 1998), Finding Forrest (br: Encontrando Forrest, de 2000) e, mais recentemente, 50 First Dates (br: Como se Fosse a Primeira Vez, de 2004).

Ao longo da sua carreira musical, Iz debateu-se com muitos problemas de saúde relacionados com o seu peso excessivo chegando a pesar 343 kg, para um corpo com 1,88m.



Aos 38 anos, faleceu devido a problemas respiratórios causados pela obesidade mórbida.

Em 2001 foi lançado Alone in IZ World, um álbum póstumo contendo vários sucessos e temas inéditos.



IZ foi sem dúvida o artista mais popular do Havaí... sozinho com o tradicional violão havaiano, criou um estilo próprio e acabou gravando em 1993 o clássico Somewhere Over The Rainbow do filme O Mágico de OZ mesclando com outro clássico What a Wonderful World, o que lhe rendeu vários prêmios...



Após o lançamento do álbum Ka’ano’i, o que muita gente não sabe, ou não se fala muito é que IZ teve grande participação política através de sua música, principalmente com as canções ‘E Ala ‘E e Starting All Over Again, que indiretamente falam sobre a independência da ilha.



Em 1997, Israel Kamakawiwo’ole foi honrado pela Hawaii Academy of Recording Arts e recebeu o título de melhor vocalista do ano e melhor álbum do ano...



IZ assistiu às cerimônias já no quarto do Hospital...



Por sua representatividade ao país, no dia em que suas cinzas seriam jogadas ao mar, uma bandeira permaneceu à meio mastro o dia inteiro com a abreviação IZ, o que rendeu a presença de mais de 10.000 pessoas na praia... momento em que parou a ilha quase inteira...



Anos após uma estátua foi construída em Honolulu, honra que somente o governador Jonh A. Burns e o senador americano Spark Matsunaga tiveram...



Após sua morte o Delicado Gigante, assim chamado por seus admiradores continuou com a imagem de positividade e paz e se tornou o símbolo maior da música havaiana.



Seus CD's lançados até hoje foram:
1989 - Ka 'Ano'i
1993 - Facing Future
1995 - E Ala E
1996 - In Dis Life
1998 - IZ In Concert: IZ The Man And His Music
2001 - Alone in IZ Word

VÍDEOS DAS MÚSICAS

Somewhere Over The Rainbow



Israel Kamakawiwo'ole In Our Hearts


In This Life -Braddah IZ


Bruddah Iz ~ White Sandy Beach


Nenhum comentário :